• 14 SET 17
    • 0
    Setembro Amarelo: a prevenção ainda é o melhor remédio

    Setembro Amarelo: a prevenção ainda é o melhor remédio

    De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, os dados também são alarmantes, 32 pessoas se suicidam por dia no país, número que levou o Brasil à oitava posição no ranking de suicídios do planeta. Mas apesar do dado expressivo, o grande problema ainda está relacionado ao silêncio da sociedade em torno do tema. Desde 2014, setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância de se falar sobre o assunto, um momento que dá visibilidade à questão.

    A psicóloga Rosana Fonseca explica que o tema não deve ser tabu, já que ao nos omitirmos estamos deixando de ajudar quem tanto precisa. “Falar sobre algo que seria bom que não acontecesse vai abrir a mente das pessoas. Ao nos calarmos diante desse problema, estamos nos omitindo da responsabilidade de ajudar alguém. Fazer silêncio é o mesmo que fingir que não estamos vendo”.

    De acordo com a OMS, 90% das pessoas com pensamentos suicidas podem desistir apenas se receberem boa orientação. Esse é o papel, por exemplo, de instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV).

    É muito importante que canais de ajuda desse tipo sejam amplamente divulgados, e também que o tema seja tratado para que o preconceito aos poucos perca sua força. É preciso empatia, se colocar no lugar de quem está passando pelo problema para poder ajudar. Uma atitude simples, que pode salvar vidas.

     

    Quem pode ajudar?

     

    Centro de Valorização da Vida

    Endereço: Rua Carneiro Lobo, 35 – Água Verde, Curitiba/PR, 80240-240

    Telefone: (41) 3342-4111

    Deixe uma resposta →
Open chat
Olá, precisa de ajuda? Fale comigo!
Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo(a), no que posso ajudar?