• 09 OUT 17
    • 0
    Por que precisamos falar de saúde mental?

    Por que precisamos falar de saúde mental?

    No dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Tema que, infelizmente, ainda é tratado com preconceito. A depressão, por exemplo, afeta cerca de 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, afetando um total de 11,5 milhões de brasileiros.

    O Brasil é o país com maior índice de depressão da América Latina, além de ser o recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.

    Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. É importante lembrar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto outros transtornos de ansiedade. A saúde mental não está atrelada apenas à depressão.

    Segundo estimativas da OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. A Organização prevê que, a um prazo de 6 anos, os números de suicídio no mundo ultrapassem um milhão por ano. Uma tendência alarmante, justificada por diferentes fatores.

    Transtornos mentais podem ser prevenidos e tratados. Uma melhor compreensão do que são essas doenças e como elas atuam pode ajudar a reduzir o preconceito a elas associado, além de levar a um aumento do número de pessoas que buscam tratamento.

    Deixe uma resposta →
Open chat
Olá, precisa de ajuda? Fale comigo!
Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo(a), no que posso ajudar?