• 13 JAN 21
    • 0
    Criança na cozinha

    Criança na cozinha

    Ter a criança na cozinha é uma estratégia valiosa para ensinar habilidades emocionais e comportamentais que serão úteis na vida adulta

    Por Terú Gouveia, Portal Quero Vida e Saúde


    A cozinha é o lugar mais importante da casa. Ela serve toda a família e por isso também é importante envolver a criança nesse ambiente. É lá que surgem os conteúdos mais dinâmicos de uma família. É nesse cômodo tão especial da casa que as crianças podem aprender bons hábitos alimentares e ainda de quebra levar outras tantas vantagens para a vida.

    Durante a preparação de uma receita, é possível explicar aos pequenos que alimentos são aqueles e quais são os benefícios para a saúde. Nessas horas, o ideal é contextualizar usando uma linguagem lúdica. Por exemplo: ao invés de falar que a farinha integral é rica em fibra, diga que ela é muito boa para a pele e deixa a barriguinha (o intestino) funcionando direitinho, levando todas as impurezas do corpo embora. Essa é uma boa forma da criança conhecer mais sobre os benefícios de um ingrediente e aumentar suas chances de aceitar diferentes alimentos.

    Além disso, as crianças acabam tendo a chance de estimular os sentidos em relação à comida, com a possibilidade de tocar o alimento, sentir o cheirinho gostoso, ver e preparar um prato divertido e colorido. E tudo isso traz muito mais vontade de comer. Dessa maneira, a refeição se torna mais do que um momento de apenas se alimentar. Torna-se um momento de prazer e curiosidade, onde a autoconfiança é trabalhada, e a criança também tem a chance de compreender que preparar uma refeição é um ato de amor.

    Ter a criança na cozinha fortalece os vínculos

    É certo também que passar tempo na cozinha com as crianças mostra grandes oportunidades para estreitar vínculos e conversar sobre valores, e tudo isso de forma descontraída – brincando, comendo e se divertindo.

    Ao preparar uma receita, por mais simples que seja, a criança tem a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, começa a ter noção de ordem e matemática aplicada na prática. Principalmente porque a sequência e proporções são quase sempre importantes nas preparações culinárias, não é mesmo? Então, permitir que a criança viva experiências na cozinha é capaz de gerar diversos aprendizados em diferentes áreas do seu desenvolvimento.

    Sem dúvida, a paciência também é trabalhada, pois a comida nem sempre fica pronta rapidamente. É preciso respeitar processos, aquecer, resfriar, esperar… Essa virtude é muito útil durante a infância e fará total diferença à medida que os anos passam, pois ter paciência é uma ferramenta essencial para lidar com o estresse e a ansiedade.

    Escolhendo melhor, mesmo sozinhos

    Por fim, fazer a própria comida, mesmo a mais simples, estimula a autonomia da criança contribuindo para a construção da boa autoestima. Uma vez que cozinhar é uma tarefa importante, essa atividade inspira responsabilidade, colaboração e faz com que as crianças se sintam especiais. Com o tempo, as crianças que vivem essa experiência começam a raciocinar de causa para efeito, podendo escolher alimentos e preparações mais saudáveis. Até a amada batata frita pode ganhar uma versão deliciosamente saudável quando a criança perceber que a batata pode ser assada e, ainda sim, ficar uma delícia!

    Desde a pandemia do novo coronavírus, ao precisar ficar em casa, muita gente reativou a cozinha e nesse processo precisou levar junto os filhos. No começo foi o caos. Depois, a cozinha foi cumprindo seu papel de trazer mais saúde, amor e companheirismo à casa.

    Viu como ter criança na cozinha e do seu lado, é importante? Incentive essa atitude na sua casa também.


    TERÚ GOUVEIA é apresentadora do programa Vida e Saúde (TV Novo Tempo) e empresária

    Matéria original: https://querovidaesaude.com/crianca-na-cozinha-traz-muitos-beneficios/

    Deixe uma resposta →
Open chat
Olá, precisa de ajuda? Fale comigo!
Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo(a), no que posso ajudar?