• 01 FEV 22
    • 0
    Câncer de pele: 5 dicas para evitar esse problema

    Câncer de pele: 5 dicas para evitar esse problema

    Com a chegada do verão, a preocupação em relação ao câncer de pele cresce. Porém, é possível aproveitar os dias quentes e, ainda sim, cuidar da saúde.

    Por Guilherme Bittner, Portal Quero Vida e Saúde


    Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele corresponde a 33% dos casos de câncer no Brasil. Infelizmente, todos os anos, cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados no país. Entretanto, se diagnosticada cedo, a doença pode ter uma taxa de cura superior a 90%.

    A exposição excessiva ao sol é uma das causas da doença. Dessa forma, o cuidado com a pele neste período do ano deve ser redobrado. Por isso, aqui vão 5 dicas para prevenção do câncer de pele:

    1. A prevenção começa na infância

    Para ficar longe do câncer de pele, estudos mostram que o uso do filtro solar na infância é um grande aliado. Ele reduz em 40% a chance de desenvolver a doença na vida adulta.

    Para quem tem criança em casa, é necessário ficar atento: os filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses de idade. Porém, para as crianças, o filtro solar recomendado é o chamado físico, onde sua composição cria uma barreira para a luz através de ativos como óxido de zinco ou dióxido de titânio. Esse filtro é diferente do filtro solar comum (químico), que absorve a luz. O filtro solar físico tem menor propensão a causar alergias em crianças. Procure um dermatologista para que ele recomende o melhor produto para os pequenos.

    2. Use filtro solar

    Existe uma regra chamada 70/30: 70% da exposição solar ao longo da vida acontece no dia a dia (do carro para o trabalho, por exemplo). No entanto, somente 30% da exposição é intensa, como ocorre durante as férias ou na praia. Por isso, apesar de muitas vezes acharmos que pegamos pouco sol, é importante utilizar mesmo assim o filtro solar. Para não esquecer de passar, tenha sempre o filtro solar perto de você.

    3. Saiba se proteger

    O filtro solar é o fotoprotetor mais conhecido, porém é preciso saber escolher o produto certo. Primeiro, ele deve ter o fator de proteção solar (FPS) a partir de 30 ou mais. Isso significa, basicamente, que a proteção da sua pele aumentará em 30 vezes ou mais, de acordo com o fator que escolher.

    Mas se há transpiração ou exposição excessiva, o filtro deve ser aplicado a cada duas horas. Caso contrário, sua pele não estará protegida. Além disso, a quantidade média que deve ser usada é de uma colher de chá para o rosto e três colheres de sopa para o corpo.

    No entanto, o filtro solar (creme) não é a única forma de proteção. A fotoproteção também pode ser feita através do uso de roupas com FPS ou de algodão, que bloqueiam a maior parte dos raios UV. É bom lembrar que as roupas sintéticas em geral não são confiáveis para essa proteção!

    4. Tome sol de forma correta

    Evite a exposição solar intensa e permaneça na sombra entre às 10 e 16 horas, pois a radiação UVB – principal causadora de alterações na pele – é mais intensa nesse período. O UVA é constante desde o amanhecer até o entardecer, por isso, se você se expor nesse período, é importante fazer a fotoproteção.

    O sol não é um vilão, pelo contrário, ele é fonte de vitamina D, que é essencial para a saúde. Mas é preciso saber se cuidar nestes períodos mais quentes do ano. Como tudo na vida, o excesso nunca é bom!

    5. Conheça a sua pele

    Por último, é preciso estar atento à pele. Se qualquer pinta mais escura, disforme, que sangra ou possui uma crosta constante aparecer, é o dermatologista que precisa avaliar. A avaliação de toda a pele deve acontecer, pelo menos, uma vez ao ano. Vale lembrar que a taxa de cura do câncer de pele aumenta conforme a precocidade do diagnóstico. Então, vamos nos cuidar!


    GUILHERME BITTNER é médico dermatologista do Centro de Vida Saudável do Hospital Adventista do Pênfigo

    Matéria original: https://querovidaesaude.com/cancer-de-pele-6-dicas-para-evitar-este-problema/

    Deixe uma resposta →
Open chat
Olá, precisa de ajuda? Fale comigo!
Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo(a), no que posso ajudar?