• 24 JAN 22
    • 0
    Antidepressivos naturais: conheça algumas opções

    Antidepressivos naturais: conheça algumas opções

    A escolha de determinados alimentos pode ajudar a diminuir os sintomas da depressão

    Por Alessandra Guimarães, Portal Quero Vida e Saúde


    Alguns alimentos são chamados de antidepressivos naturais porque possuem propriedades que ajudam no tratamento contra a depressão. Infelizmente, essa doença já é considerada uma epidemia mundial, atingindo cerca de 10% da população em todo o globo.

    Porém, existe uma lista de alimentos naturais que podem minimizar os sintomas dessa doença. Mas vale lembrar que esses alimentos servem como auxiliadores. Toda e qualquer mudança no tratamento contra a depressão (ou qualquer outra enfermidade) deve ter um acompanhamento médico.

    O poder do verde

    Couve: além de ser pouco calórica, essa verdura é um excelente ingrediente para prevenir a depressão. Por ser uma fonte rica em magnésio, ela colabora para o relaxamento muscular e, ao mesmo tempo, melhora o humor. Isso porque o magnésio ajuda o nosso corpo a produzir serotonina, o principal neurotransmissor ligado ao bem-estar e sentimento de autoconfiança. A couve também é rica em fibras, vitaminas e minerais, além de ter propriedades antioxidantes.

    Agrião: muito comum em diversas regiões do Brasil, essa é mais uma verdura que atua contra a depressão. Seu poder se deve à presença do composto de folato, elemento que atua em parceria com o sistema nervoso central, estimulando a produção de serotonina. Por isso, o agrião é considerado um incrível antidepressivo natural. Ele também possui uma enorme quantidade de vitamina C, maior do que as frutas alaranjadas.

    Brócolis: o brócolis é também um potente aliado contra a depressão. Por ser rico em vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, ele ajuda a prevenir a depressão e seus sintomas como fadiga e insônia. Segundo alguns estudos, 30% dos pacientes com depressão possuem deficiência de ácido fólico, e o brócolis pode ser um excelente repositor. Os benefícios dessa verdura são extensos, por isso, consumir regularmente o brócolis não só melhora a saúde mental como a física também.

    Espinafre: por também conter vitamina B9, suas propriedades são capazes de regular o humor, o sono e o apetite. Além disso, o espinafre também ajuda a regular os níveis de serotonina no organismo que, geralmente, em casos de depressão, estão bem baixos. Ele também possui uma alta concentração de magnésio, contribuindo para o bem-estar e estabilizando o metabolismo cerebral. Sem dúvidas, um excelente antidepressivo natural. Mas fique atento – o espinafre não deve ser consumido em excesso, pois contém ácido oxálico, uma substância que pode inibir a absorção de outros nutrientes no organismo.

    Antidepressivo natural em forma de sementes

    Semente de girassol: um ótimo antidepressivo natural pois possui substâncias como cálcio e magnésio, necessários para o controle do sistema nervoso e, consequentemente, do humor. Porém, a fonte de ouro do girassol é o triptofano, que nada mais é do que um aminoácido que colabora para a maior produção de serotonina. Para a serotonina ser liberada, o triptofano depende do hidrato de carbono, que também está presente na semente de girassol. Essa combinação faz com que ela seja uma semente poderosa no tratamento contra a depressão.

    Linhaça: além de ser um ingrediente excelente para quem busca uma alimentação saudável, a linhaça possui inúmeros benefícios não apenas ligados ao emagrecimento, mas que também contribuem para o combate de doenças e para a melhora do sistema digestivo e nervoso. Por conter ômega 3 em fartura, essa semente funciona como um método preventivo e eficaz contra a depressão.

    Quinoa: a quinoa é um alimento muito equilibrado, contendo boa quantidade de proteína, gordura e minerais. Ela pode ser comparada a cereais como o trigo, milho e arroz, porém não contém glúten. A semente também é uma boa fonte de ácido fólico e triptofano – um aminoácido que trabalha na produção de serotonina, controlando o humor e mandando embora a fadiga e a depressão.

    Como você pode ver, algumas verduras e sementes são muito eficazes no tratamento contra a depressão, por isso, elas devem ser presença garantida no cardápio. Tente incluir esses ingredientes nas refeições durante o dia, na forma de sucos, saladas ou outros pratos. Sem dúvidas, os resultados serão muito positivos!


    ALESSANDRA GUIMARÃES é jornalista e gestora de conteúdo

    Matéria original: https://querovidaesaude.com/antidepressivo-natural-conheca-algumas-opcoes/

    Deixe uma resposta →
Open chat
Olá, precisa de ajuda? Fale comigo!
Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo(a), no que posso ajudar?