Envelheça com saúde
O número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil praticamente irá triplicar até 2050, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o último censo, realizado em 2010, o país já tinha 19,6 milhões de pessoas nessa faixa etária e poderá chegar a 66,5 milhões até a metade do século. Porém, a realidade é que nem sempre o aumento da expectativa de vida é acompanhado de qualidade de vida. Por isso, a seguir trazemos alguns segredos que você precisa saber para envelhecer de maneira saudável e feliz.
Seja otimista
Conforme já mostraram alguns estudos, quem tem visão mais otimista sobre a velhice tende a viver, em média, sete anos e meio a mais do que quem é pessimista. Quanto mais emoções negativas a pessoa tiver, maior será a chance de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol, câncer e outras enfermidades comuns nessa idade.
Alimente-se bem
Consuma alimentos integrais e sementes, pois eles minimizam o risco de desenvolver várias doenças, além de funcionar como “vassouras” que removem as impurezas do organismo.
Movimente-se
Pratique atividades físicas (sob orientação médica, é claro) que melhor se ajustem às suas necessidades e possibilidades. Caminhada ao ar livre, academia, pilates, natação, enfim, são muitas as opções.
Exercite a memória
Assim como outros órgãos, o cérebro também reduz a capacidade de processamento, principalmente a partir dos 60 anos. No entanto, a prática de boas leituras e de atividades como palavras cruzadas pode reduzir esses efeitos.
Respire novos ares
Mudar de ambiente produz adrenalina e, consequentemente, aumenta o prazer de viver, algo que muitas pessoas perdem quando chegam nessa fase. Abrir-se para o novo pode deixar o dia a dia mais divertido. Por que não sair de casa por alguns dias para conhecer outros lugares?
Cante
Quando cantamos, vibrações musicais se movem por toda a corrente sanguínea, alterando sua paisagem física e emocional. Portanto, solte a voz mesmo que não tenha esse dom. Cantar também ajuda a melhor, inclusive, a respiração.
Pratique a solidariedade
O voluntariado produz uma sensação de utilidade, preenchendo as carências emocionais e sociais que muitos sentem ao reduzir o ritmo da vida na aposentadoria.
Atualize-se
Aventure-se nas novidades tecnológicas. As redes sociais online, por exemplo, viabilizam diversão e oportunidade de sociabilização sem dificuldade de locomoção, pois você tem acesso ao mundo no sofá de sua casa.
Perdoe
Pratique o perdão em relação aos outros (inclusive para com aqueles que você julga não serem merecedores) e a si mesmo.
Seja sexualmente ativo
Acredite: a vida sexual muda após os 50 anos de idade por razões físicas e emocionais, mas nem por isso deixa de ser prazerosa. Invista no estímulo mental, busque a ajuda de um profissional e dialogue com seu cônjuge.
Relacione-se com Deus
Seja feliz desfrutando de alimentação saudável, exercícios físicos, luminosidade natural, boa qualidade de sono, atividades mentais e estilo de vida menos estressante, mas principalmente por meio da comunhão com o Criador.
Fonte: Revista Adventista, junho 2017
Deixe uma resposta →