Curso traz dicas de receitas saudáveis e saborosas
As aulas são descontraídas, didáticas e interessantes. Mais do que aprender receitas, os alunos levam para casa dicas de como viver mais e melhor. A profissional de hotelaria Daniela Farias foi informada por meio de um panfleto, entregue na Clínica Adventista de Curitiba, de que a iniciativa aconteceria na capital paranaense e decidiu não faltar ao curso de Culinária Saudável realizado nesta terça-feira, 3 de setembro, no Espaço Gourmet, da Igreja Adventista Central da cidade.
Por meio do curso, o culinarista de São Paulo, Ricardo Fioravanti, desconstrói alguns mitos que ainda existem quando o assunto é alimentação saudável. Ao assistir às aulas, além de sair com vontade de cozinhar, o participante retorna com a certeza de que comida saudável “é fácil de fazer, não é cara e é saborosa”.
Em poucos minutos, por exemplo, algumas bananas e uma porção de castanhas e canela viram uma torta que, assim que sai do forno, é degustada pelos alunos.
Para aqueles que ao longo da aula têm dúvidas sobre combinação de alimentos ou algum termo mais técnico, entra em cena também uma nutricionista da clínica adventista, que explica de forma simples os efeitos, benefícios/malefícios de determinados produtos e substâncias no organismo.
“Como Clínica Adventista, nosso trabalho não é apenas de tratamento de enfermidades, mas também de prevenção de doenças. Por isso, estamos investindo em eventos desta natureza”, conclui Altiery Kümpel, diretor da unidade e um dos coordenadores do evento.
A gestora pedagógica Jaqueline Carlot, uma das inscritas, é adepta de uma dieta saudável há cerca de 17 anos. Mesmo acumulando tantas receitas ao longo de quase duas décadas, ela afirma que o chef trouxe muita novidade. “Na próxima aula do módulo pretendo trazer também a minha filha”, conta.
Criatividade à mesa – Novidade foi um dos ingredientes que Daniela Farias, citada no início da reportagem, veio buscar no curso. No dia-a-dia, ela precisa de receitas criativas para atrair e convencer toda a família. “Meu marido, por exemplo, é exigente. Por isso, tenho que pensar em pratos diferentes e saborosos”, relata.
Busca por saúde – Conforme analisa o culinarista Ricardo Fioravanti, o interesse das pessoas por uma alimentação mais saudável vem crescendo nos últimos anos. “No caso de alguns, esse interesse é despertado por consciência. Já no de outros, por necessidade”, explica.
No caso da família de Daniela Farias, os cuidados com a saúde passaram a receber maior atenção depois de uma crise de hipertensão do esposo. “Foi um susto enorme. Estava tudo muito errado. Éramos muito sedentários”, conta Daniela.
Independente das motivações desta busca, esse crescimento tem sido realmente volumoso. Dados do último censo do IBGE apontam que 11% dos curitibanos, por exemplo, são vegetarianos, o que coloca a capital paranaense no segundo lugar no ranking daquelas com mais vegetarianos no País. Diante da importância do tema e da parcela significativa da população adepta desta dieta, a câmara de vereadores aprovou recentemente o Dia Municipal do Vegetarianismo.
Visão ampla de saúde – Mas o assunto da alimentação saudável ganha uma abordagem diferenciada e mais completa nas aulas do culinarista Ricardo Fiorovanti. Seria só mais um curso, como tantos outros oferecidos por profissionais da área, não fosse a relação que ele faz entre saúde, alimentação e relacionamento com Deus. Por isso, a iniciativa está sendo percebida também como uma oportunidade de compartilhar a mensagem adventista, comunicando princípios e valores que levam a uma vida melhor em todos os sentidos, seja no aspecto físico, emocional ou espiritual.
Deixe uma resposta →