• 02 OUT 17
    • 0
    Vivendo a melhor idade com saúde e vitalidade

    Vivendo a melhor idade com saúde e vitalidade

    No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi criada em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e tem o objetivo de fazer a sociedade refletir a respeito da situação do idoso no Brasil, seus direitos e dificuldades. Já o dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso, que foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como meta sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

    A população no mundo está cada vez mais atingindo a terceira idade e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O estatuto do idoso define que a pessoa atinge essa condição aos 65 anos, e para quem consegue conservar a saúde e manter cuidados nessa fase, essa pode ser, sim, a melhor idade.

    E quem não quer aproveitar a melhor idade de forma segura e livre de doenças? Por isso vamos dar algumas dicas que podem ajudar a aproveitar com mais qualidade essa fase.

    1. Pratique atividades físicas: segundo a Organização Mundial da Saúde, as atividades ajudam a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos e, por causa dos níveis de serotonina que se elevam durante a prática, uma substância que melhora o humor, ajudam a prevenir a depressão.

    2. Exercite o seu cérebro: uma boa leitura promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio, mas, além desses benefícios, ler livros ajuda a manter o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória.

    3. Durma corretamente: dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro, pois acelera a velocidade do declínio cognitivo, além de afetar o raciocínio.

    4. Aumente a ingestão de água: a água é o nutriente mais abundante no corpo, desempenhando papeis fundamentais. A indicação é que sejam consumidos, no mínimo, dois litros de água diariamente – o que representa oito copos de água por dia.

    5. Evite o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas: o álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando a oxigenação dos tecidos da pele.

    Essas pequenas atitudes diárias podem aumentar sua qualidade de vida, além de serem um fator importante na longevidade.

    Deixe uma resposta →
Open chat
Olá, precisa de ajuda? Fale comigo!
Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo(a), no que posso ajudar?