• 30 OUT 17
    • 0
    Check-up: a importância da prevenção

    Check-up: a importância da prevenção

    Manter a saúde em dia é indispensável. Assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina também é de extrema importância. É sempre aconselhável que homens e mulheres com mais de 35 anos certifiquem-se do seu estado de saúde. Para quem deseja saber o que está acontecendo com o seu organismo, um recurso altamente seguro é o check-up.

    O check-up médico é um conjunto de ações com o objetivo de diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em indivíduos sem sintomas. Além da realização de exames, o check-up engloba orientações e conceitos de prevenção de doenças e promoção da saúde. O aconselhável é manter uma periodicidade anual, porém, em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem.

    Os brasileiros não têm muito costume de realizar check-ups, pelo contrário, só vão ao médico quando estão seriamente doentes, o que é um equívoco. Os check-ups podem detectar doenças em estágio inicial e salvar vidas. Para dar um exemplo, graças aos exames preventivos, nos últimos 10 anos houve uma queda de 30% nas mortes em decorrência do câncer de mama. Nos homens, cerca de 70% a 90% dos tumores malignos de próstata podem ser curados quando detectados precocemente.

    É importante ressaltar que o acompanhamento médico regular é extremamente importante, mas que a manutenção da saúde depende principalmente de bons hábitos de vida. Hoje, a medicina dispõe de um grande arsenal para o diagnóstico precoce de uma série de doenças, entretanto estes se mostram sem validade, nos casos em que o indivíduo não toma consciência do seu papel para a garantia de uma vida mais saudável.

    Deixe uma resposta →