• 23 OUT 17
    • 0
    Ansiedade: como controlar o mal do século?

    Ansiedade: como controlar o mal do século?

    O Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo. No total, 18,6 milhões de brasileiros viviam com algum transtorno de ansiedade em 2015. O problema é considerado por especialistas como um mal dos tempos modernos. Transtornos de ansiedade podem dificultar a vida social e profissional, o problema é que poucas pessoas buscam tratamento para aliviar os sintomas antes que chegue ao limite.

    A situação econômica vivida atualmente no País, a pressão no emprego e nos estudos são alguns dos motivos apontados como geradores de transtornos que envolvem a ansiedade e que, se não forem devidamente tratados, podem evoluir para a depressão. Segundo a Previdência Social, os transtornos mentais já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil, dado que reforça a importância de se criar medidas de prevenção. Nesse contexto, a ansiedade, assim como a depressão, são os males que mais afetam as pessoas.

    A ansiedade pode impedir o indivíduo de tomar decisões corretas e até mesmo paralisá-lo diante de alguma situação. Uma forma natural de ajudar a diminuir a ansiedade é o a ingestão de alimentos como frutas, verduras e legumes, além de evitar o uso de estimulantes como café, por exemplo.

    Outra atitude que pode ajudar no controle da ansiedade é a prática regular de exercícios físicos. Entre outros benefícios, o exercício físico estimula a produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar, felicidade e prazer, sensações estas que se contrapõem à ansiedade.

    É importante lembrar que uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos são fatores importantes para diminuir a ansiedade, mas ainda assim é importante procurar ajuda profissional adequada.

    Deixe uma resposta →